Muitas vezes surge a dúvida da situação do aluno dentro da plataforma EAD. A situação do estudante dentro do Unimestre tem relação direta com a situação dentro do Estuda+, é ela que define se o aluno pode, ou não acessar os conteúdos e continuar seus estudos.
Com o intuito de deixar esta informação mais clara, segue abaixo como funciona cada uma delas
Quais são as situações disponíveis?
Cursando
Aprovado
Reprovado
Evadido
Cancelada
Bloqueio Financeiro
Reservado
Aguardando Pagamento
Não Iniciado
Concluído
Excluído via Integração
Não Identificado
Em Exame
Qual o impacto das situações?
Situações que NÃO Bloqueiam:
Cursando: O aluno acessa os conteúdos vigentes e o progresso é contabilizado normalmente.
Situações que Bloqueiam:
Aprovado
Reprovado
Evadido
Cancelada
Bloqueio Financeiro
Reservado
Aguardando Pagamento
Não Iniciado
Concluído
Excluído via Integracao
Não Identificado
Em Exame
Com estas situações, o aluno não consegue mais interagir em provas, trabalhos, chats, fóruns e o sistema não contabiliza o progresso no curso.
Qual é o critério de cada situação?
Quando o Curso vem da integração com o Unimestre: Quando o curso é criado no LMS através da integração, a situação da matrícula do aluno é definida pelo próprio Unimestre. Então, é possível afirmar que a situação da matrícula do aluno no curso, do LMS é a mesma situação que aparece na disciplina do aluno na ficha individual no Unimestre.
Caso exista alguma inconsistência nas configurações do parâmetro de avaliação, um cálculo de média realizado antes do fechamento de notas, pode alterar a situação do aluno no Unimestre e consequentemente no LMS, impedindo o aluno de interagir com os conteúdos e progredir com os estudos.
Quando o Curso não veio da integração: Ou seja, foi criado independente das disciplinas EAD do Unimestre:
O aproveitamento do aluno é contabilizado de duas formas. 1. Se existe atividade avaliativa - utiliza as notas como base para definir o aproveitamento. 2. Se não existe atividade avaliativa - utiliza a visualização dos conteúdos pelo aluno para definir o aproveitamento. O Aproveitamento mínimo do curso é informado no cadastro do curso no Estuda+.
Aprovado: O aluno atingiu aproveitamento mínimo nas atividades avaliativas e a visualização dos conteúdos no curso é de 100%.
Reprovado: O aluno não atingiu o aproveitamento mínimo do curso no período vigente. O período vigente é a data de inicio e fim da turma.
Evadido: O aluno nunca acessou o curso no período vigente.
Cancelada: Essa situação vem do Unimestre/ERP e impede que o aluno visualize e tenha acesso ao curso.
Bloqueio Financeiro: Essa situação vem do ERP e impede que o aluno visualize e tenha acesso ao curso.
Reservado: Essa situação vem do ERP e impede que o aluno visualize e tenha acesso ao curso.
Aguardando Pagamento: Essa situação é definida quando é utilizado a opção de inscrição online com possibilidade de emitir boletos pelo ERP.
Não Iniciado: O aluno ainda não acessou o curso no período vigente.
Concluído: O aluno atingiu aproveitamento mínimo nas atividades avaliativas e a visualização dos conteúdos no curso é de 100%.
Excluído via Integracao: Essa situação é para controle interno. O aluno não visualiza e não tem mais acesso ao curso.
Não Identificado: Essa situação é para controle interno. Significa que existe uma situação que não foi mapeada entre o LMS e o ERP.
Em Exame: Essa situação vem do Unimestre.
O Estuda+ está apresentando uma mensagem no lugar do botão estudar?
A mensagem abaixo informa que a situação do curso bloqueia qualquer interação do aluno nas atividades do curso.
Como funciona o mapeamento de situações entre o Unimestre e o Estuda+?
Nem todas as situações do Sistema são mapeadas no Estuda.
Por exemplo, as situações CURSANDO, EM EXAME, RECLASSIFICAÇÃO E CERTIFICADO do Unimestre são mapeadas para a situação CURSANDO no LMS. Segue abaixo as demais que influenciam na situação dos estudos:
Por onde eu começo uma investigação passo a passo?
Muitas vezes o aluno pode informar que não consegue acessar, ou interagir com as atividades do curso. Um dos motivos pode ser a situação do curso no Unimestre, que, pode estar bloqueando o aluno.
Para iniciar uma investigação pode ser feito as seguintes validações abaixo:
Entrar como administrador no LMS - Pessoas Cadastradas: procurar o aluno, e, visualizar a lista de todos os cursos que o aluno está matriculado. Ao lado do curso, é exibido uma coluna com a situação do curso. No lado esquerdo da tela, em “Dados Pessoais”, abaixo do campo CPF, existe um campo chamado “Código de Origem”(Analisar os Vínculos, conforme Imagem). A situação da matrícula do Unimestre, deve ser a mesma situação da matrícula no Estuda+. Caso não seja, é porque o aluno ainda não fez um acesso para atualizar essa situação;
Se na lista de matrículas do aluno no Unimestre não aparecer a matrícula desejada, será preciso avaliar estas matrículas do aluno;
Verificar no Gestão online, se no menu: Cadastros >Cursos EAD, a disciplina do ano/semestre corrente foi vinculada no curso EAD desejado;
Caso não consiga identificar o motivo, abra um chamado e solicite ajuda aos nossos atendentes.