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Criando perfil de acesso para o APP Unimestre

Determine quais informações (curso, turma, ano/semestre) devem ser integrados com o APP Unimestre

Atualizado há mais de 2 anos

A integração de informações entre o Portal Online do Unimestre e o Aplicativo Unimestre depende da configuração das regras de integrações. Elas devem ser definidas pelos usuários administrativos da sua própria instituição de ensino.

Importante: a integração deve ser revisada a cada início de ano/semestre.

O Aplicativo UNIMESTRE foi desenvolvido para que estudantes e seus responsáveis (acadêmico ou financeiro) possam acompanhar informações relacionadas às matrículas. Mas, todos os alunos podem acessar o aplicativo? Essa decisão é da sua instituição! A liberação pode ser para todos os estudantes, ou apenas para pessoas vinculadas à cursos e/ou turmas especiais.

Essa definição é uma REGRA DE ACESSO e é sobre isso que nós conversaremos nesse post.

O que são regras de acesso

Elas determinam quais unidades de ensino, departamentos, cursos e turmas, terão suas informações enviadas ao aplicativo. Pode-se definir ainda quais menus estarão disponíveis para acesso pelos usuários.

Só uma regra resolve?

Se todos os alunos da sua instituição devem ver as mesmas opções e menus, então, sim – só uma regra resolve.

Mas, vamos trabalhar com alguns exemplos de situações que justificam a criação de mais regras: digamos que a sua instituição seja uma escola (da educação infantil ao médio) e uma faculdade (graduação), tudo em uma única estrutura. Neste caso, talvez sejam necessárias mais regras de acesso:

  • REGRA 1 – Para as turmas da Educação Infantil: neste caso vamos mostrar apenas os menus pedagógicos, galerias de fotos, recados…

  • REGRA 2 – Ensino Fundamental e Médio: vamos manter a galeria de fotos, mas incluir o boletim, aulas e frequências, material de apoio…

  • REGRA 3 – Ensino Superior: pode-se remover a opção de fotos e pedagógica, e dar disponibilizar apenas o boletim, aulas e frequências, material de apoio, avaliação institucional, notícias…

Esse vinculo de recursos que serão liberados é feito por perfil de acesso.

Cadastro de perfil

Edite um perfil existente ou inclua um novo perfil. Nele, selecione as unidades de ensino, departamento, cursos e turmas vinculados.

Fique atento(a) ao ano/semestre da turma. Aconselhamos a desmarcar anos/semestres anteriores e manter apenas informações atualizadas do ano/semestre vigente.

Como configurar:

Acesse o painel administrativo do Aplicativo Unimestre e clique em PERFIL DE ACESSO.

Na nova tela, devemos adicionar uma Descrição ao perfil. Em seguida, devemos selecionar qual unidade de ensino ou departamento fará uso do aplicativo, assim como os cursos e turmas. Devemos marcar a opção que desejamos para vincular os alunos desse filtro ao acesso às informações. Definidas as turmas, devemos clicar em Salvar para gravarmos a criação do perfil.

Obs.: Para que apresente as turmas, é necessário verificar o parâmetro online.anosemestre.bloqueio e as turmas devem estar vinculadas a um prazo do diário de classe.

Após a criação do perfil, podemos configurar quais módulos do Unimestre serão mostrados no aplicativo desses alunos, através de Menus.

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