Passar para o conteúdo principal

Consulte detalhes e veja ações de movimentos de títulos financeiros

Geração de um título, aplicação de desconto, cancelamento, baixa por pagamento, são alguns dos exemplos.

Atualizado há mais de 2 anos

Sobre os títulos financeiros gerados no Unimestre, o sistema passa a receber uma série de ações de movimento relacionadas a eles. Algumas são de forma automática, por integrações bancárias. Outras, são fruto de ações promovidas pelos próprios usuários.

Exemplos de ações de movimento

Entre as possíveis ações, observe que algumas podem se dar de forma automatizada, ou em outros casos, resultado da ação direta de algum usuário na Planilha de Recebimentos.

Alguns exemplos:

  • Geração da mensalidade por matrícula

  • Geração do título por negociação

  • Geração do título de forma manual

  • Aplicação de desconto condicional

  • Aplicação de desconto fixo

  • Cancelamento de título manual

  • Baixa por retorno bancário

  • Baixa pelo usuário

Como consultar as ações de movimento

Após acessar a Planilha de Recebimentos, filtre um estudante e clique sobre um dos títulos. Após isso, clique na parte superior em detalhes.

Neste espaço é possível verificar toda os eventos relacionados ao título, na ordem em que aconteceram. O Unimestre destaca ainda o nome do usuário responsável pela ação.

Clicando sobre a ação mais recente, o Unimestre pode apresentar a possibilidade de cancelamento dessa ação. Isso depende das permissões que o usuário tiver, e também do tipo de ação.

Exemplo: um título gerado, com desconto aplicado, e que já foi baixado, não pode ter seu desconto removido. Antes ele precisa ser estornado para então, o desconto ser removido.

Outro exemplo: um título negociado não pode ter essa ação removida pela tela de ações de movimento. É necessário que toda a negociação seja cancelada, isso removerá a ação de movimento em todos os títulos envolvidos na negociação.

E os detalhes relacionados ao título

Na mesma tela, na parte inferior, aparece uma série de informações relacionadas ao título. Aqui é possível consultar o número da nota fiscal emitida (código RPS), valor bruto, valor extra, quais acréscimos (multas e juros), descontos, usuários, data de vencimento e competência, usuário que fez a última alteração, conta vinculada a baixa... etc.

Respondeu à sua pergunta?