Quando falamos do diário de classe dos professores, falamos sobre a possibilidade destes criarem aulas e avaliações, e alimentarem frequências e notas. Essas informações são alimentadas de acordo com o vínculo de matrícula do estudante, e aqui, pode existir um conflito de datas.
Na relação de alunos, ao invés das opções de lançamento de frequência ou nota, pode aparecer essa mensagem:
Ela está associada a uma discrepância de datas entre os registros acadêmicos e o período de aulas.
Imagine que as aulas começaram no dia 10/02, o registro de frequência está sendo feito na aula do dia 15/02, porém, o estudante foi matriculado na instituição apenas no dia 20/02. Neste caso, qualquer frequência ou avaliação que estiverem com a data inferior ao dia 20/02, não estarão disponíveis para lançamento de dados.
Esse procedimento é correto?
Sim, afinal, se o aluno teve a data de entrada dias após a aula, não devem ser lançadas informações acadêmicas em dias anteriores a isso.
Posso alterar a data de início da matrícula?
A data de matrícula deve refletir a data que o aluno confirmou a matrícula com a instituição e iniciou as atividades acadêmicas.
Em um cenário em que a matrícula foi lançada no sistema com atraso, a alteração do prazo é bem-vinda. Porém nos casos em que ela realmente foi lançada no dia que aconteceu, a informação está correta.
Vale lembrar que a data da matrícula tem impacto também sobre a geração de mensalidades escolares.
Como forçar a geração de dados anteriores?
Se a sua instituição tiver a intenção de ignorar essa data de entrada e permitir que as informações possam ser lançadas sobre o aluno mesmo em datas e atividades que aconteceram antes da data de entrada, um caminho é o ajuste do Parâmetro de Avaliação da turma/disciplina.
Acesse os Parâmetros de Avaliação pelo Gestão Online, localize o parâmetro em questão, clique em editar. Na guia Diário de Classe, aba Geral, observe o parâmetro de checagem da data de matrícula e altere a opção.
⚠️ Essa alteração terá impacto sobre todas as turmas/disciplinas vinculadas e não sobre um aluno específico. Consulte a gestão da área acadêmica antes de promover a alteração.