Passar para o conteúdo principal

Menus de acesso no Portal Online

Configure quais opções de menus estarão disponíveis aos grupos de usuários no Portal Online e melhore a experiência de acesso

Atualizado há mais de 10 meses

O Portal Online do Unimestre é o principal canal de interação digital das instituições de ensino. Ele serve como ponte de acesso para os diferentes recursos e funcionalidades do Unimestre.

A sua instituição de ensino tem o poder de definir quais menus serão apresentados e a sequência deles. Essa definição é feita por grupo de usuários, criando uma experiência personalizada com as principais necessidades de cada pessoa.

Como acessar o ambiente administrativo

A gestão de menus é feita pelo Painel Administrativo do Unimestre Online. Nele, clique em "Menus".

💡 A tela permite alguns filtros de informações por nome de menu, grupo de usuário e status. Quando o filtro é feito por grupo de usuários, o Unimestre permite que a ORDEM dos menus seja alterada na própria tela de listagem.

Incluindo ou editando menus

Na tela de cadastro de menus é possível indicar o grupo de usuário vinculado ao menu. Aqui cabe um conceito:

  • Compartilhado: o menu será apresentado para 100% dos usuários, independente do grupo.

  • Específico: utilize caso seu menu seja mais restrito. Se você deseja que um menu seja listado para Professores e Coordenadores, ele deve ser incluído duas vezes, uma para cada grupo de usuários.

Outros pontos relevantes no cadastro de menus são: o nome e a URL do menu, ou seja, qual link será chamado.

💡 Os menus padrões do Unimestre já estão criados, podem estar apenas desabilitados. Em caso de dúvida, acione nosso time para mais informações.

Verifique outras configurações e possibilidades de utilização que estão disponíveis na tela. Em caso de dúvidas, valide como estão configurados outros menus da sua instituição e utilize a mesma referência de configurações para menus que estão sendo criados ou habilitados.


Dicas de utilização:

  • Mantenha apenas os menus efetivamente úteis aos usuários. Exemplo: se a rematrícula online está fora do prazo, desative o menu. Isso vai melhorar a experiência dos usuários permitindo que eles vejam apenas o que é relevante para o momento.

  • Além dos menus do próprio Unimestre, a sua instituição pode criar menus dinâmicos com conteúdo personalizados. Saiba mais.

  • As opções de condição de exibição poderão ser criadas pela equipe técnica do Unimestre, permitindo configurar alguma regra específica da Instituição, que precisará ser atendida para que então o menu fique visível a determinado usuário.

Respondeu à sua pergunta?