Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesUnimestreRelatórios
Relatórios no Gestão Online: tudo o que você precisa saber

Relatórios no Gestão Online: tudo o que você precisa saber

Saiba como funciona a extração de informações do Gestão Online por relatórios padrões e personalizados

Atualizado há mais de 8 meses

O Gestão On-line do Unimestre, que contempla as gestão principal do ERP (acadêmico e financeiro) possui um espaço reservado para relatórios. Neste artigo nós lhe apresentaremos as principais informações sobre esse tema. Confira!

Como acessar

Após abrir o Gestão Online (saiba como), clique no ícone de Módulos e selecione Relatórios.

Cadastro de Relatórios

Por este espaço é possível:

  • Cabeçalhos: indicar quais são os cabeçalhos de relatórios usados pela sua instituição;

  • Documentos: criar novos documentos personalizados que estarão disponíveis na tela de relatórios (saiba mais);

  • Termos de aceite: são documentos que serão apresentados no momento do login dos usuários com termos relacionados à LGPD ou similares.

Geração de relatórios

Este menu é voltado para a geração dos relatórios que foram habilitados para a sua instituição de ensino. Ao acessar a tela o usuário visualizará três opções na parte superior:

  • Relatórios: são arquivos gerados pelo time técnico da amais educação e disponibilizados à sua instituição;

  • Listagens: neste espaço o usuário pode criar relatórios mais personalizados, como tabela de dados e informações acadêmica ou financeira;

  • Documentos: aqui estarão os relatórios criados pela sua própria instituição de ensino, sem qualquer interferência técnica dos times da amais educação.

Como gerar um novo relatório

Selecione o relatório desejado e clique sobre ele. Observe que serão habilitados diversos campos e opções. Cada relatório pode ter filtros bem específicos, de acordo com o padrão de informações do relatório.

Preencha as informações do filtro e as opções de impressão e confirme a visualização ou geração em PDF.

Documentação

Observe que os relatórios possuem uma opção chamada "Documentação". Ela serve para o registro de informações e orientações relacionadas ao documento. Elas podem ser geradas tanto pela nossa equipe, quanto, pela sua própria equipe interna. Isso permite um melhor entendimento sobre a regra de negócio envolvendo o documento e os dados a ele vinculados.

Relatório padrão ou personalizado

Após selecionar um relatório, uma das opções que serão apresentadas é uma imagem indicando se o relatório é:

  • Padrão do Unimestre: criado pela nossa equipe e que recebe atualizações e melhorias. Documento disponibilizado nativamente pelo sistema;

  • Relatório Customizado: neste caso, o documento recebeu interferências solicitadas pela sua instituição de ensino. Esses documentos não recebem melhoras automáticas nem atualizações na regra de negócio acompanhando a evolução do software.

Permissões

Por este espaço é possível definir quais grupos de usuários terão acesso a quais grupos de relatórios. Isso eleva a segurança das informações e garante que a sua equipe possa proteger dados relacionados à instituição de ensino.

Relatórios do módulo desktop X gestão online

Instituições de ensino que começaram a utilizar o Unimestre pela versão desktop (aplicativo instalado no computador) possuem diversos relatórios personalizados e específicos.

Essas instituições podem usar o Gestão Online normalmente. Elas passam a ter acesso aos novos padrões de relatórios do sistema, mas, sem perder acesso aos relatórios anteriores.

Nosso time desenvolveu um novo aplicativo focado na geração desses documentos. Os documentos seguem funcionando normalmente.

Respondeu à sua pergunta?