Uma das possibilidades que o Unimestre coloca à disposição das instituições de ensino é o disparo de notificadores customizados, atendendo a regras de envio definidas pela instituição de ensino. São exemplos de notificadores: lembretes de vencimento de mensalidades, alertas sobre notas e provas.
Após a implementação destes notificadores, a sua instituição pode acompanhar o envio das informações e o status de cada notificador.
Acesso ao Painel de Controle de Serviços
O acesso deve ser feito pelo Painel de Controle, mesmo local onde é atualizado o Unimestre Online (saiba mais - link exclusivo para usuários logados).
Na tela que abrir, clique em Painel de Serviços e em seguida na opção Svc Recados.
Na tela aberta, você visualizará a relação de todos os serviços de notificadores que foram configurados e quais estão ativados para utilização.
Os que estiverem no status ativado, o Unimestre apresentará o tempo inativo (quantos minutos ou horas desde a última execução). Ao lado, aparecem duas opções, que detalheremos abaixo.
Pendências do Notificador
O primeiro ícone (alerta em amarelo) ao lado do notificador ativado, indica quais são as ações pendentes por envio. Isso pode ocorrer em casos em que o Unimestre identificou que precisa promover o envio de alguma informação, mas elas estão na fila de processamento.
Em alguns casos, o Unimestre dispara notificadores e e-mails em lotes de registros, evitando que o domínio da instituição seja incluído em black list de e-mails. Esses disparos que ainda não foram efetuados, aparecerão nessa tela.
Se o notificador estiver em funcionamento corretamente, nada precisa ser feito para reduzir essa quantidade, o Unimestre tratará isso automaticamente.
Como acompanhar os disparos e envios de informações
O segundo botão ao lado dos notificadores ativados permite a visualização sobre o funcionamento do serviço. Clicando sobre ele, aparecerá a relação de envios de informações e o tipo de envio (por e-mail ou via recado dentro do Unimestre).
Clicando sobre a linha de informações, o Unimestre detalhará o conteúdo das mensagens enviadas.
Aqui você visualizará o nome da pessoa, o tipo de contato, e a indicação de sucesso no envio. Quando o ícone de sucesso não estiver verde, em Execução, observe que dentro da informação Erro (dentro das aspas) aparecerá o detalhamento do problema no envio.




