Sempre que um título financeiro do contas a receber vence, o sistema passa a aplicar a regra de cálculo de multa e juros. Isso se aplica tanto para mensalidades quanto para outras parcelas, como venda de materiais, requerimentos, taxas de inscrições, entre outras.
Neste artigo apresentaremos como configurar a regra e como o Unimestre faz o vínculo dela com as parcelas financeiras.
As regras de multas e juros são associadas a contas. Um mesmo aluno pode ter títulos distintos vinculados a contas distintas.
Configurando o cadastro de contas de recebimento
O primeiro ponto de configuração é o cadastro de contas financeiras. Através do Gestão Online, no módulo Financeiro, acesse o cadastro de contas. Nesta tela, localize uma conta já cadastrada ou utilize a opção de inclusão de uma nova conta.
Observe na seção Juros/Multa/Desconto a possibilidade de indicar quais opções serão utilizadas.
Sobre estas opções, indique se o sistema deve ou não aplicar multa e juros. Caso habilitado, informe o percentual que deve ser aplicado. No caso de juros diário, ao informar o valor, o sistema considera que este valor será dividido pelo número de dias do mês, garantindo que ao final de cada mês o valor chegará ao percentual indicado.
A opção Juros Mensal indica que, além do juros diário, será cobrado outro valor de juros a cada mês após o vencimento. O uso deste recurso não é habitual.
Aplique a regra desejada pela sua instituição e confirme.
Caso você esteja alterando uma conta já existente, faça os testes necessários nas integrações bancárias e remessas bancárias, simulando a emissão de novos boletos vencidos. Monitore o funcionamento para confirmar que ele está alinhado com as suas expectativas e em caso de dúvidas, procure nossos times de apoio técnico.
Se possível, faça a checagem com o time técnico antes da alteração.
Vinculo de contas com mensalidades
A definição de regra de multa e juros de uma conta, faz com que as parcelas financeiras vinculadas a ela respeitem estes valores. Saiba mais sobre esse vínculo neste artigo.