Algumas rotinas dentro do sistema possuem alto impacto operacional na base de dados. Uma delas é o cálculo de notas. Essa ação exige a aplicação de diversas informações como notas parciais, provas, pesos, parâmetros de avaliações, regras de cálculos, checagens de frequências e similares.
Nos últimos dias das etapas letivas muitos cálculos são feitos simultaneamente. Para evitar que o Unimestre apresente qualquer tipo de lentidão, o sistema cria uma fila de processamento de cálculos.
Na prática, sempre que um professor ou algum colaborador da secretaria acadêmica solicita um cálculo de média, o sistema inclui o pedido em uma fila de processamento. Ela pode ser processada instantaneamente em momentos que não há requisições similares, ou demorar alguns minutos em outras situações.
Como incluir registros na fila de cálculo de médias
Quando o professor ou a secretaria enviam um pedido de cálculo, o Unimestre informa se o pedido entrou na fila de processamento e o tempo estimado para conclusão.
Após enviar o pedido, nada precisa ser feito, basta aguardar o tempo de processamento que a média será calculada conforme a fórmula apresentada.
Como acompanhar a fila de cálculo de médias
Através do Gestão Online, no módulo acadêmico, acesse o menu Secretaria > Históricos > Histórico de Disciplinas.
Na parte superior, clique no ícone referente a fila de processamento.
Este recurso de fila de processamento está sendo liberado de forma gradativa aos nossos clientes e em breve estará disponível para todas as instituições.
Caso a tela apareça sem registros, indica que no momento não existe nenhum registro na fila de processamento das médias. Agora, se forem exibidos registros, eles serão apresentados na ordem da fila existente:
Além da fila, o sistema informará o tempo previsto para que todos os pedidos existentes sejam processados sem qualquer gargalo operacional no sistema e sem impactar a experiência de uso dos usuários.