Após a configuração técnica da remessa bancária, feita pelo time da amais educação, a sua instituição poderá iniciar o uso das remessas e dos retornos bancários.
No caso das remessas, faz parte do envio ao banco:
Pedido de registro do boleto
Cancelamento de boleto
Alteração de boleto
Confirmação de recebimento da parcela por outro meio
Quando os itens são gerados
Alguns registros são gerados na fila de remessa bancária de forma automática. Quando um boleto é gerado no sistema, o Unimestre valida se ele já foi registrado. Caso não, o sistema inclui o pedido de registro automaticamente na fila de remessa bancária. O mesmo acontece em um recebimento via tesouraria, quando o sistema percebe que um boleto registrado foi pago por outro método, o Unimestre inclui na fila de remessa a informação ao banco que o boleto já foi quitado.
Essas movimentações automáticas dependem de ações individuais dentro do sistema. Outra forma de registro é gerando cargas em massa de dados. Exemplo: registrar todos os boletos do mês ou do ano de uma determinada turma.
Como acessar a tela de remessa
No Gestão Online, acesse o módulo Financeiro e clique sobre o menu Remessa Bancária. Na tela que abrir, selecione o layout desejado. Cada layout equivale a uma remessa para uma das contas configuradas dentro do sistema.
Após a seleção do layout, o sistema apresentará a relação de todos os pedidos de remessa que estão na fila de envio.
Se necessário o operador financeiro pode incluir ou remover itens da listagem de remessa bancária.
É responsabilidade da instituição a checagem das informações antes de confirmar a exportação dos dados e envio ao sistema do banco.
Com os dados corretos em tela, clique na opção Gerar Remessa.
Após a geração do arquivo, salve-o em seu computador e faça o envio pelo sistema do banco na tela específica a essa funcionalidade.
Gerenciando arquivos de remessa
Observe que na tela de remessa, na parte superior, aparece o grupo ARQUIVOS. Aqui são listados todos os arquivos de remessa que foram enviados. Algumas ações podem ser feitas sobre estes arquivos.
As ações disponíveis são: confirmar envio ao banco, ver resumo da remessa, baixar o arquivo ou ver os itens que foram enviados.
Depois que um arquivo é enviado ao banco, localize ele nesta tela e clique na opção de confirmação de envio. Isso indicará ao Unimestre que a instituição processou o arquivo no banco.
💡 Dicas:
Tenha uma rotina diária de envio de arquivos remessas, o funcionamento dos boletos depende disso.
Além das remessas, diariamente devem ser processados os retornos bancários.
Valide sempre as informações enviadas. O operador financeiro da instituição é a pessoa responsável por auditar as informações que estão sendo enviadas.