Como gerar a remessa bancária

Como são gerados os itens de remessa bancária e como gerar o arquivo que deve ser enviado para o banco

Atualizado há mais de uma semana

Após a configuração técnica da remessa bancária, feita pelo time da amais educação, a sua instituição poderá iniciar o uso das remessas e dos retornos bancários.

No caso das remessas, faz parte do envio ao banco:

  • Pedido de registro do boleto

  • Cancelamento de boleto

  • Alteração de boleto

  • Confirmação de recebimento da parcela por outro meio


Quando os itens são gerados

Alguns registros são gerados na fila de remessa bancária de forma automática. Quando um boleto é gerado no sistema, o Unimestre valida se ele já foi registrado. Caso não, o sistema inclui o pedido de registro automaticamente na fila de remessa bancária. O mesmo acontece em um recebimento via tesouraria, quando o sistema percebe que um boleto registrado foi pago por outro método, o Unimestre inclui na fila de remessa a informação ao banco que o boleto já foi quitado.

Essas movimentações automáticas dependem de ações individuais dentro do sistema. Outra forma de registro é gerando cargas em massa de dados. Exemplo: registrar todos os boletos do mês ou do ano de uma determinada turma.


Como acessar a tela de remessa

No Gestão Online, acesse o módulo Financeiro e clique sobre o menu Remessa Bancária. Na tela que abrir, selecione o layout desejado. Cada layout equivale a uma remessa para uma das contas configuradas dentro do sistema.

Após a seleção do layout, o sistema apresentará a relação de todos os pedidos de remessa que estão na fila de envio.

Se necessário o operador financeiro pode incluir ou remover itens da listagem de remessa bancária.

É responsabilidade da instituição a checagem das informações antes de confirmar a exportação dos dados e envio ao sistema do banco.

Com os dados corretos em tela, clique na opção Gerar Remessa.

Após a geração do arquivo, salve-o em seu computador e faça o envio pelo sistema do banco na tela específica a essa funcionalidade.


Gerenciando arquivos de remessa

Observe que na tela de remessa, na parte superior, aparece o grupo ARQUIVOS. Aqui são listados todos os arquivos de remessa que foram enviados. Algumas ações podem ser feitas sobre estes arquivos.

As ações disponíveis são: confirmar envio ao banco, ver resumo da remessa, baixar o arquivo ou ver os itens que foram enviados.

Depois que um arquivo é enviado ao banco, localize ele nesta tela e clique na opção de confirmação de envio. Isso indicará ao Unimestre que a instituição processou o arquivo no banco.


💡 Dicas:

  • Tenha uma rotina diária de envio de arquivos remessas, o funcionamento dos boletos depende disso.

  • Além das remessas, diariamente devem ser processados os retornos bancários.

  • Valide sempre as informações enviadas. O operador financeiro da instituição é a pessoa responsável por auditar as informações que estão sendo enviadas.

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