As contas bancárias que possuem os boletos configurados para funcionar pelo padrão de arquivos remessas e retornos, devem processar diariamente ambos os arquivos. Enquanto o remessa gera informações do Unimestre ao banco, os retornos fazem o caminho oposto. Nos arquivos de retorno aparecem informações, como:
Confirmação de registro de boleto
Aviso de falha de registro
Confirmação de pagamentos
Cancelamento de boletos por decurso de prazo
O processamento do retorno bancári começa pelo sistema do seu banco. Faça o acesso e o download do arquivo de retorno.
Recomendamos o processamento do arquivo em todos os dias úteis logo no início do turno de trabalho. A troca de informações deve ocorrer no menor prazo possível, evitando alertas de inadimplência ou informações inconsistentes.
Acesso no Unimestre
No Unimestre, acesse o Gestão Online e no módulo financeiro, acesse o menu Retorno Bancário. Na tela que abrir, clique no menu superior em processar retorno.
Na próxima tela, faça a seleção do arquivo baixado e a confirmação para iniciar o processamento. Após a confirmação, o processamento acontecerá em segundo plano, liberando o usuário para utilizar outras telas do sistema.
No final do processamento, o usuário que enviou o arquivo será alertado pela área de notificações na parte superior:
A baixa do retorno bancário já fará a baixa automática dos títulos dentro da Planilha de Recebimentos do Unimestre. Mas é importante monitorar casos especiais que possam exigir a atenção do seu operador financeiro.
Validando as informações
Após o processamento do arquivo, é importante que o colaborador da instituição faça a validação das informações processadas. Abra novamente a tela de retornos bancários e observe as colunas na tela principal. Elas informam os totais de boletos envolvidos e títulos baixados. Ela apresenta ainda o total de títulos pendentes. Este caso exige a interação dos usuários.
Clique sobre a linha com a informação de pendências e em seguida clique na parte superior em "conteúdo do arquivo". Na tela que abrir, navegue entre os títulos e localize os casos com pendências.
Observe os casos e os alertas emitidos e tome as medidas necessárias de acordo com cada necessidade.