As contas bancárias que possuem os boletos configurados para funcionar pelo padrão de arquivos remessas e retornos, devem processar diariamente ambos os arquivos. Enquanto o remessa gera informações do Unimestre ao banco, os retornos fazem o caminho oposto. Nos arquivos de retorno aparecem informações, como:
Confirmação de registro de boleto
Aviso de falha de registro
Confirmação de pagamentos
Cancelamento de boletos por decurso de prazo
O processamento do retorno bancário começa pelo sistema do seu banco. Faça o acesso e o download do arquivo de retorno.
Recomendamos o processamento do arquivo em todos os dias úteis logo no início do turno de trabalho. A troca de informações deve ocorrer no menor prazo possível, evitando alertas de inadimplência ou informações inconsistentes.
Acesso no Unimestre
No Unimestre, acesse o Gestão Online e no módulo financeiro, acesse o menu Retorno Bancário. Na tela que abrir, clique no menu superior em processar retorno.
Na próxima tela, faça a seleção do arquivo baixado e a confirmação para iniciar o processamento. Após a confirmação, o processamento acontecerá em segundo plano, liberando o usuário para utilizar outras telas do sistema.
No final do processamento, o usuário que enviou o arquivo será alertado pela área de notificações na parte superior:
A baixa do retorno bancário já fará a baixa automática dos títulos dentro da Planilha de Recebimentos do Unimestre. Mas é importante monitorar casos especiais que possam exigir a atenção do seu operador financeiro.
Validando as informações
Após o processamento do arquivo, é importante que o colaborador da instituição faça a validação das informações processadas. Abra novamente a tela de retornos bancários e observe as colunas na tela principal. Elas informam os totais de boletos envolvidos e títulos baixados. Ela apresenta ainda o total de títulos pendentes. Este caso exige a interação dos usuários.
Clique sobre a linha com a informação de pendências e em seguida clique na parte superior em "conteúdo do arquivo". Na tela que abrir, navegue entre os títulos e localize os casos com pendências.
Observe os casos e os alertas emitidos e tome as medidas necessárias de acordo com cada necessidade.
Regras para ajustes
Durante o processamento das informações de retorno, o usuário pode deixar algumas opções configuradas para que caso ocorra alguma divergência entre o valor esperado de baixa e efetivamente o valor recebido pelo banco, o sistema possa buscar resolver de forma automática.
Se o título for pago com um valor maior ou menor do que o valor total atualizado da parcela, o sistema poderá ajustar a diferença nos campos de juros e descontos.
No campo de juros até o limite de:
No campo de desconto até o limite de:
Dependendo do valor informado nestes campos, no processamento da baixa, se tiver uma pequena diferença a menor até X reais, ele vai baixar a parcela integral, não gerando parcial.
Se o título tiver desconto condicional válido, e mesmo assim for pago integral, retirar o desconto do título.
Com essa opção marcada, o sistema poderá baixar os títulos caso for pago a menor ou a maior, respeitando os limites que a instituição configurou.
Se o pagamento for efetuado com um valor menor do que o valor total atualizado, efetuar a baixa parcial deste valor.
Com essa opção marcada, se eventualmente for pago o valor integral, o sistema irá retirar o desconto do título.
Lançar automaticamente as tarifas informadas no retorno
Com esta opção marcada, o sistema irá apresentar no retorno as tarifas bancárias cobradas por cada boleto (lembrando que esta informação tem que vir no retorno do banco, caso o banco não disponibilize esta informação, não será apresentado)