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Como processar os retornos bancários de boletos

Como processar os retornos bancários de boletos

Veja como processar no Unimestre os arquivos de retornos bancários enviados pelos bancos.

Atualizado há mais de 8 meses

As contas bancárias que possuem os boletos configurados para funcionar pelo padrão de arquivos remessas e retornos, devem processar diariamente ambos os arquivos. Enquanto o remessa gera informações do Unimestre ao banco, os retornos fazem o caminho oposto. Nos arquivos de retorno aparecem informações, como:

  • Confirmação de registro de boleto

  • Aviso de falha de registro

  • Confirmação de pagamentos

  • Cancelamento de boletos por decurso de prazo

O processamento do retorno bancário começa pelo sistema do seu banco. Faça o acesso e o download do arquivo de retorno.

Recomendamos o processamento do arquivo em todos os dias úteis logo no início do turno de trabalho. A troca de informações deve ocorrer no menor prazo possível, evitando alertas de inadimplência ou informações inconsistentes.


Acesso no Unimestre

No Unimestre, acesse o Gestão Online e no módulo financeiro, acesse o menu Retorno Bancário. Na tela que abrir, clique no menu superior em processar retorno.

Na próxima tela, faça a seleção do arquivo baixado e a confirmação para iniciar o processamento. Após a confirmação, o processamento acontecerá em segundo plano, liberando o usuário para utilizar outras telas do sistema.

No final do processamento, o usuário que enviou o arquivo será alertado pela área de notificações na parte superior:

A baixa do retorno bancário já fará a baixa automática dos títulos dentro da Planilha de Recebimentos do Unimestre. Mas é importante monitorar casos especiais que possam exigir a atenção do seu operador financeiro.


Validando as informações

Após o processamento do arquivo, é importante que o colaborador da instituição faça a validação das informações processadas. Abra novamente a tela de retornos bancários e observe as colunas na tela principal. Elas informam os totais de boletos envolvidos e títulos baixados. Ela apresenta ainda o total de títulos pendentes. Este caso exige a interação dos usuários.

Clique sobre a linha com a informação de pendências e em seguida clique na parte superior em "conteúdo do arquivo". Na tela que abrir, navegue entre os títulos e localize os casos com pendências.

Observe os casos e os alertas emitidos e tome as medidas necessárias de acordo com cada necessidade.


Regras para ajustes

Durante o processamento das informações de retorno, o usuário pode deixar algumas opções configuradas para que caso ocorra alguma divergência entre o valor esperado de baixa e efetivamente o valor recebido pelo banco, o sistema possa buscar resolver de forma automática.

  • Se o título for pago com um valor maior ou menor do que o valor total atualizado da parcela, o sistema poderá ajustar a diferença nos campos de juros e descontos.

    • No campo de juros até o limite de:

    • No campo de desconto até o limite de:

Dependendo do valor informado nestes campos, no processamento da baixa, se tiver uma pequena diferença a menor até X reais, ele vai baixar a parcela integral, não gerando parcial.

  • Se o título tiver desconto condicional válido, e mesmo assim for pago integral, retirar o desconto do título.

    • Com essa opção marcada, o sistema poderá baixar os títulos caso for pago a menor ou a maior, respeitando os limites que a instituição configurou.

  • Se o pagamento for efetuado com um valor menor do que o valor total atualizado, efetuar a baixa parcial deste valor.

    • Com essa opção marcada, se eventualmente for pago o valor integral, o sistema irá retirar o desconto do título.

  • Lançar automaticamente as tarifas informadas no retorno

    • Com esta opção marcada, o sistema irá apresentar no retorno as tarifas bancárias cobradas por cada boleto (lembrando que esta informação tem que vir no retorno do banco, caso o banco não disponibilize esta informação, não será apresentado)

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