Quando falamos de plataformas que servem como repositórios de vídeos, o nome mais comum é o YouTube. Ela permite que os vídeos sejam enviados na plataforma e que estes não sejam listados de forma pública. Essa ação não garante as camadas de segurança ideais, já que qualquer pessoa com o link pode compartilhá-lo em outros locais.
O Vimeo é uma plataforma similar ao YouTube, porém possui modelos pagos a baixo custo que podem ser contratadas pelas empresas. Neste modelo de contratação a instituição pode:
Local de embed: definir em quais sites o vídeo pode ser reproduzido. Dessa forma, mesmo pessoas com o link, não terão acesso ao seu conteúdo
Personalização visual: defina quais opções serão listadas na tela do player
Evite distrações: pode ser definito também se ao final do vídeo serão ou não apresentadas outras sugestões de vídeos
Como começar
Primeiramente a sua instituição precisa acessar o site do Vimeo (www.vimeo.com) e fazer uma assinatura. Sugerimos a conta Plus com pagamento anual.
Com a conta criada, é hora de fazer o upload dos vídeos e aplicar as camadas de configurações especiais.
Segurança de reprodução
Nossa primeira dica está relacionada aos locais em que o vídeo poderá ser reproduzido. Aplique as configurações necessárias e garanta que ele poderá ser carregado apenas em páginas que estejam em domínios específicos (como o site da sua instituição ou a URL do Estuda+).
Logado como administrador no Vimeo, selecione o vídeo desejado para edição e clique na lateral direita no cadeado de segurança.
Aqui, selecione a opção "hide" (ocultar) do Vimeo.
Em seguida, altere os pontos onde o vídeo pode ser embedado. Indique que isso pode ser feito apenas em domínios específicos e informe os domínios desejados.
Ao fazer isso, não deixe de informar o domínio www.unimestre.com
Pronto, o vídeo está com uma camada importante de segurança e garantirá que o conteúdo será acessado exclusivamente dentro das plataformas da Instituição.