Conceito
O módulo de ocorrências pedagógicas é um recurso bem interessante e muito utilizado nas escolas, principalmente nos segmentos do Ensino Fundamental e Médio. Claro que isso não restringe o uso a esses segmentos. Esse módulo faz parte do Portal Online e não precisa ser contratado separadamente. O intuito desse recurso é permitir que professores e/ou coordenadores/auxiliares façam o registro de eventos (ocorrências) que ocorrem frequentemente com um ou mais estudantes. Geralmente as ocorrências são registradas para situações como chegada tardia, exclusão de sala, atendimento na coordenação, estudante sem uniforme, etc. Esses motivos exemplificados acima são os tipos de ocorrências que a Instituição poderá cadastrar e posteriormente registrar para uma determinada data, uma ocorrência para um estudante.
Importante ressaltar que as ocorrências não precisam ter apenas um teor "negativo". A Instituição pode utilizar o registro de ocorrência para uma menção honrosa, atingimento acima da média para determinado(s) aluno(s) e outras situações que julgue registrar.
Também pode ser utilizado o módulo para registrar atendimentos junto as equipes que atuam em trabalhos sócio emocionais e/ou psicopedagógicos.
Permissões
Permissões sugeridas
Nome da permissão | Estudante Responsável | Professor Coordenação |
Permitir alterar ocorrências em qualquer situação. |
| X |
Baixar Ocorrências. |
| X |
Dar o parecer sobre as ocorrências. |
| X |
Gerenciamento de Ocorrências. |
| X |
Ocorrências > Cadastro de ocorrências > Gerar carta |
| X |
Permissão de acesso ao Módulo. | X | X |
Permissão de Admin do Módulo. |
| X |
Permissão para Cadastro de Ocorrência por Aluno. |
| X |
Permissão para Cadastro de Ocorrência por Turma. |
| X |
Permissão para exclusão de Limites do Parecer |
| X |
Permitir adicionar parecer com situação expirada. |
| X |
Permitir cadastrar ocorrências para todos os cursos. |
| X |
Visualizar minhas ocorrências. |
| X |
Menus
Qualquer grupo poderá usar o mesmo link para o menu: ../../projetos/ocorrencias/index.php?tid=0&lid=0&pid=ocorrencias
Usabilidade
Cadastrando os tipos de ocorrências:
2. Definindo os grupos de Origem e Destino
3. Registrando uma ocorrência para o estudante
4. Liberando ocorrências para os responsáveis
5.Desfazendo a liberação de ocorrências
Para impressão ou exportação de informações de ocorrências registradas, acesse o módulo Gestão Online e utilize essas opções:
Impressão (Utilize a opção Relatórios)
Exemplo do relatório
Exportação (Utilize a opção Listagens)
Exemplo da listagem
Utilize a opção Campos para listar ou ocultar campos da tabela.
Utilize a opção Excel para gerar a listagem em Excel.
Importante
As informações de visualização do módulo dependem das permissões de acesso de cada grupo de usuários.
Para o papel de ALUNO, as únicas permissões que deverão ser habilitadas são as de acesso ao módulo e a permissão para visualizar minhas ocorrências.
O modelo de email enviado pelo módulo de ocorrências, pode ser configurado de acordo com a necessidade de cada instituição. Esta informação é alterada por nossas equipes, caso necessário favor entrar em contato conosco.
Informação técnica: Para apresentar a descrição da ocorrência no modelo de email (Tabela nu_textos, ds_texto = Atividades.Complementares.ModeloEmail) é necessário informar o valor {$descricao_ocorrencia} no campo me_texto de acordo com a configuração de cada instituição.




