Acesso ao cadastro de Grade Curricular
Pelo módulo Acadêmico no Gestão On-Line, acesse no menu de cadastros >> Grade Curricular.
Importância
A tela de grade curricular é de extrema importância para outros procedimentos da gestão acadêmica da sua instituição. As informações registradas neste ambiente servirão de base para esses processos:
Determinar as disciplinas que serão oferecidas aos alunos no momento da matrícula em uma turma.
A grade de disciplinas que o aluno deve cursar para ser aprovado.
Quantidades de créditos acadêmicos, financeiros e de cargas horárias das disciplinas lecionadas
Pauta a geração dos valores de mensalidades (quando configurado para ser por crédito)
Permite o vínculo com os professores e as disciplinas lecionadas
Claro que cada opção depende das configurações e regras em outros pontos do sistema. Mas isso é feito tomando como base as informações determinadas neste espaço.
Quando criar e quando alterar uma grade curricular?
Se a sua instituição está registrando um curso novo no sistema, que ainda não tenha uma grade curricular, então se faz necessário INCLUIR uma nova grade.
Outro caso é, quando a sua instituição já tem uma grade curricular, que foi usada por outros anos/semestres, e precisa fazer uma alteração… neste caso, nem sempre é correto alterar a grade existente, pois dessa forma o Unimestre perderá a referência de qual era a grade anterior. O procedimento correto é criar uma nova grade e alterar os vínculos necessários para que ela passa a ter vigência (falaremos mais sobre isso ainda nesta publicação).
Mas se na virada de um ano letivo por exemplo, a Instituição terá novas turmas porém as disciplinas continuarão sendo ofertadas exatamente da mesma forma, respeitando CH e composição das disciplinas nas etapas, então não é necessário ser feito uma nova grade. Usando esse exemplo, ainda que os professores possam mudar, a grade curricular permanecerá a mesma, logo, não se faz necessário criar uma nova grade.
Explicando o cadastro da grade e associação das disciplinas
Explicando informações complementares da grade:
Pré-requisitos das disciplinas
Sempre que necessário, a sua instituição pode indicar pré-requisitos para que uma determinada disciplina possa ser cursada. Isso é necessário nas instituições de nível superior ou em cursos especiais, nas instituições de educação básica, onde uma mesma disciplina é oferecida em vários anos consecutivos, não é necessário informar os pré-requisitos.
Mas, se tratando de ensino superior, a sua instituição pode:
Selecionar a disciplina que terá pré-requisito
Clicar na parte superior na opção de marcar pré-requisito
Indicar quais disciplinas são pré-requisitos a ela (ou seja, devem ser concluídas antes da disciplina originalmente selecionada poder ser cursada).
Outra forma de verificação de pré-requisitos, é a criação de “pré-requisitos especiais”. São parametrizações especiais, configuradas e customizadas pelas equipes técnicas do Unimestre, a pedido do cliente. Nestes casos, quando aplicáveis, são determinadas regras especiais definidas caso a caso.
Após a criação de toda a grade curricular, outras ações podem ser feitas dentro do sistema. Como próximas etapas, sugerimos…