O novo ensino médio está aí, e com ele muitas dúvidas sobre como realizar a configuração no sistema, vamos então tentar ajudar e orientar sobre como realizar os ajuste iniciais e o que ainda vamos implementar para melhor atender as instituições. Caso você tenha dúvidas conceituais das mudanças promovidas pelo MEC, temos esse material para leitura.
Áreas de conhecimento das Unidades Curriculares
As Unidade Curriculares (disciplinas) poderão ser vinculadas em áreas de conhecimento, para isso basta ir no cadastro de disciplinas em “Cadastros > Unidades Curriculares” e escolher a área ao qual pertence cada disciplina.
Grades curriculares
As disciplinas de Itinerários não deverão ser vinculadas a grade regular, ou seja, para cada área de conhecimento que houver um itinerário, deverá ser criado uma nova grade.
Turmas
É necessário criar uma turma para cada cada itinerário/etapa (Ex.: 1º ANO – ITINERÁRIO MATEMÁTICA, 1º ANO – ITINERÁRIO CIÊNCIAS HUMANAS…).
No cadastro das turmas de itinerário, na guia “Dados principais” deve ser marcada a opção “Turma de itinerário” e inserido a descrição do itinerário, esta descrição será exibida em boletins, históricos e em outras partes do sistema que farão uso do itinerário.
Com as turmas de itinerário criadas, devemos ir na turma base (regular) e vincular as turmas de itinerário que serão oferecidas para esta turma, clique na opção “+” Incluir e adicione as turmas de itinerário desejadas.
Cadastrando turmas de itinerário
Regras
Somente serão exibidas turmas para vínculo que sejam do mesmo ano/semestre, curso e coligada que a turma base;
Somente poderão ser vinculadas turmas que estiverem marcadas como “Turma de itinerário”;
Vincule somente turmas de itinerários que possuam parâmetros de avaliação comuns entre si, ou seja, a turma base (1º, 2º, 3º Ano) poderá ter um parâmetro de avaliação e os itinerários poderão ter um diferente do parâmetro da turma base, mas as turmas de itinerários não deverão ter parâmetros diferentes entre si. Exemplo:
1º Ano A = Parâmetro Bimestral
ITI – COMUNICAÇÃO = Parâmetro Semestral
ITI – MATEMÁTICA = Parâmetro Semestral
ITI – CIEN. NATUREZA = Parâmetro Semestral
Matricular estudante
No processo de matrícula do Gestão, escolhemos normalmente a turma de matrícula base do aluno, ou seja, a turma regular.
Ao avançar para a próxima etapa, será verificado se esta turma base possui turmas de itinerários vinculados a ela, caso não possua, segue normalmente o fluxo da matrícula sem a seleção de turmas de itinerários, caso possua, serão exibidos para que seja escolhido o itinerário obrigatório do aluno.
Após selecionar a turma base e a turma de itinerário obrigatório do aluno, o avançar serão exibidas as disciplinas destas turmas, agrupadas por turma, nesta tela será possível adicionar disciplinas opcionais para o aluno, caso o mesmo deseje incluir disciplina de outro itinerário.
Dessa etapa para frente o procedimento de matrícula segue o fluxo de uma matrícula regular, ou seja, escolha do plano de pagamento, revisão dos dados de matrícula e confirmação da matrícula.
Matriculando o estudante na turma de itinerário
Boletim e Históricos
Disponibilizamos um Boletim que podem ser impresso através do módulo de relatórios do Gestão em “Relatórios > Acadêmico, filtrando por Boletim ou Histórico respectivamente.
Troca de Itinerários







