Passar para o conteúdo principal

Planilha de Matrículas

Atualizado há mais de um ano

A Planilha de Matrículas é o local usado pela Gestão da Secretaria acadêmica para consultar informações de matrículas dos estudantes. O acesso efeito após a matrícula já ter sido realizada. Por este ambiente é possível fazer algumas ações, como troca de turma, transferências, troca de disciplinas, cancelamento, alteração de informações vinculadas a matricula na turma ou curso e outras opções.

Acesso

O acesso pode ser feito pelo Gestão On-Line, no módulo acadêmico. Busque por “Planilha de Matrículas”.

Esta tela conta com uma série de permissões diferentes. Talvez seja do interesse da sua instituição que algumas pessoas possam apenas, fazer consultas. Já outras, possam realizar todos os procedimentos. Para ver a relação completa de permissões deste ambiente, após acessá-lo, pressione em seu teclado CTRL + ALT + I.

Utilização

Para conhecer um pouco mais sobre a utilização deste ambiente, veja este breve vídeo:

Ações disponíveis

Após aplicar um filtro, clicando sobre um registro da listagem, algumas ações estarão disponíveis (dependendo das permissões do seu usuário).

São elas:

  • Visualização de Disciplinas: mostra as disciplinas associadas ao aluno e permite ajustes pontuais (Vídeo demonstrativo)

  • Alterar situação: permite mudar a situação do aluno na turma, entre ativo, cancelado, trancado. A ação aplicada a matrícula na turma também é a aplicada a situação nas disciplinas. (vídeo demonstrativo).

  • Transferência: utilize para promover transferência de curso, turma ou externa (saiba +)

  • Motivo: apresenta os motivos de alterações de matrículas ou ações realizadas

  • Observação: apresenta observações registradas vinculadas ao aluno, sejam elas automáticas ou manuais. Também é possível registrar observações neste espaço

  • Documentação do Estudante: apresenta os documentos necessários para serem marcados como entregues e também fazer o upload da imagem do documento (vídeo demonstrativo)

  • Renumerar matrículas: use para redefinir o número sequencial dos alunos no curso ou turma (vídeo demonstrativo). OBS – Para ativar esse botão um parâmetro precisará ser configurado. Caso deseje utilizar, solicite a equipe de suporte.

  • Alterar matrícula: faça ajustes no vinculo do aluno na turma, como forma de ingresso, grade curricular padrão, e outros. (Vídeo demonstrativo)

  • Matricular grade: permite vincular todas as disciplinas de uma etapa a um estudante ou para toda a turma. Utilize essa opção em casos de alunos terem sido matriculados sem uma grade curricular vinculada a turma, ou seja, os alunos estão matriculados na turma mas sem vínculo às disciplinas. Todos os alunos da turma serão matriculadas em todas as disciplinas da grade curricular vinculada a turma. Se necessário, confirme o vinculo grade x turma no cadastro de turmas.

  • Exclusão: exclui a matrícula do aluno e os registros a ela vinculados. Essa ação é irreversível, tenha atenção pois informações de registro notas, frequência e mensalidades serão apagados.

Algumas ações impactam também o financeiro da sua instituição, já que as matrículas e as mensalidades estão integradas.

Respondeu à sua pergunta?