Conceito
O registro de equivalências no Unimestre pode ter duas funções distintas. Quando a equivalência é externa, ela informa as disciplinas cursadas em outras instituições que sejam equivalentes as disciplinas da instituição. Neste local, após avaliação dos planos de ensino e ementas disciplinares, indica-se a dispensa de uma disciplina por já ter cursado outra equivalente anteriormente.
Quando for interna, o registro permite que a instituição sinalize disciplinas entre diferentes cursos quais disciplinas equivalem entre si. Assim o sistema saberá lidar com disciplinas que podem ser cursadas pelo aluno e que são equivalentes (processo de rematricula), ou então identificar disciplinas cursadas em outros cursos e que irão registrar uma aprovação (equivalência) no histórico do estudante.
Equivalência Interna
O acesso pode ser feito pelo Gestão On-Line, no módulo Acadêmico, Matrículas > Equivalências Internas.
Na tela apresentada será possível buscar e visualizar equivalências registradas, editar, excluir e incluir.
Clique no botão ‘+’ Incluir, será aberta a tela para registro das equivalências.
Selecione um curso e grade em ambos os lados, marque uma disciplina que deseja registrar equivalência no lado esquerdo e sua equivalente no lado direito.
Caso a equivalência possa ser considerada também no sentido oposto, Marque a opção “Registrar equivalências também no sentido oposto”. Isso fará com que a disciplina do lado esquerdo também seja colocado como equivalente da disciplina do lado direito.
Exemplificando o uso
Equivalência Externa
O acesso pode ser feito pelo Gestão On-Line, no módulo Acadêmico, menu Matriculas >
Equivalência de Disciplinas.
Para incluir ou uma equivalência, após acessar a tela e buscar o aluno, clique na parte superior em adicionar. Clique no botão ‘+’ Incluir, na tela que está sendo apresentada:
Na tela que abrir (Passo 1) visualize as disciplinas que fazem parte da grade do aluno. Selecione qual será validada e depois clique em avançar).
Na próxima tela preencha os campos:
Instituição: Informe o nome da instituição em que o acadêmico cursou a disciplina equivalente;
Curso: Informe o nome do curso que o aluno cursou a disciplina;
Disciplina: Informe como a disciplina equivalente é chamada pela instituição que ministrou a disciplina;
Professor: Selecione o código do professor (caso o professor da outra instituição seja um professor da sua instituição também);
Ano/Semestre: Informe em qual ano/semestre a disciplina equivalente foi cursada;
C.H.: Informe a carga horária da disciplina equivalente;
Nota: Informe a nota obtida pelo aluno na disciplina equivalente ou;
Conceito: Informe o conceito obtido pelo aluno na disciplina equivalente.
Frequência: Informe o % de frequência obtido pelo aluno.
Situação: Informe qual a situação desejada a ser vinculada à disciplina. Sugerimos a opção APROVEITAMENTO.
Existe a opção Registrar no Histórico, habilite-a quando desejar que, a mesma nota obtida pelo acadêmico na disciplina equivalente seja a apresentada na disciplina da instituição. Casos em que houverem mais de uma disciplina equivalente para aproveitar uma disciplina, não marque esta opção.
Quando ocorrer de, duas ou mais disciplinas realizarem uma equivalência, registre todas as disciplinas, ao final, utilize a opção Lançar Histórico e confirme a nota que será apresentada no documento dos alunos.
Exemplificando o uso:



