Passar para o conteúdo principal

Declaração do Imposto de Renda: como gerar ou liberar o acesso

O documento deve ser disponibilizado anualmente. Saiba como personalizar e gerar o documento pelo Gestão Online ou pelo Portal Online

Atualizado há mais de 2 meses

A liberação da declaração de imposto de renda deve ser feita anualmente pelas instituições de ensino para os estudantes e/ou seus responsáveis financeiros. Neste artigo você saberá como utilizar o modelo disponibilizado pelo time da amais educação, como personalizar e como utilizar o documento.


Modelo padrão de declaração

Nós colocamos à disposição dos nossos clientes um modelo padrão de declaração de imposto de renda. Ela considera os títulos pagos associados a um aluno e responsável (se um mesmo aluno tiver dois responsáveis, serão geradas duas declarações).

O modelo disponibilizado é este:

A sua instituição tem o poder de fazer personalizações nesse documento. É o que nós te apresentaremos a seguir.


Personalizando a declaração do imposto de renda

Defina os tipos de título

A definição dos tipos de títulos que serão apresentados no documento é feita pela sua própria instituição no cadastro de tipos de título. Utilize o Gestão Online > Financeiro e localize essa opção. Selecione o tipo de título desejado e marque/desmarque a opção de apresentação na Declaração do Imposto de Renda.

Revise o modelo de redação do documento

Nós disponibilizamos uma versão padrão do documento. A sua instituição tem autonomia em ajustar o texto do documento, cabeçalho, rodapé... Trata-se de um arquivo que pode ser aberto pelo seu editor de texto e personalizado, dentro do conjunto de variáveis liberadas pelo nosso time.

🛟 Dúvidas sobre como editar um documento já existente? Consulte este artigo.


Como gerar a Declaração de Imposto de Renda

Pelo Gestão Online

Os usuários administrativos do sistema pode gerar o documento através do Gestão Online. Basta abrir o módulo, clicar em Aplicativos > Relatórios, selecionar a guia Documentos e selecionar a Declaração de IR.

Informe o ano base (ano que as informações serão usadas).

Caso apenas o aluno seja selecionado e ele tenha dois responsáveis, serão gerados dois documentos agrupados. Para separar, basta aplicar o filtro de cada responsável.

O documento já será gerado em PDF conforme os tipos de título assinados para apresentação e conforme o modelo de documento personalizado pela sua instituição.

Pelo Portal Online

O documento pode ser disponibilizado no Portal Online, reduzindo o esforço da sua instituição de ensino na emissão do documento.

Para isso, acesse o cadastro de menus do portal online e localize pelo menu "Declaração IR". Selecione o menu correspondente ao grupo de usuários que você quer habilitar o acesso e ative. Você pode escolher entre apenas estudantes, apenas responsável financeiro e responsáveis, todos os três... você decide!

💡 Dica: se desejar, altere o nome e a ordenação do menu, mas cuidado para não alterar a URL que foi criada.

Menu ativado? Pronto, o documento está disponível para acesso. Essa será a experiência do usuário após clicar no menu:

Neste exemplo, o menu foi ativado para o aluno e ele tem dois responsáveis financeiros, por isso aparecem duas declarações.

Já se o acesso for feito pelo login do responsável financeiro, aparecerá apenas a linha correspondente ao estudante vinculado ao seu cadastro.

Basta um clique no ícone da impressora para gerar o PDF da declaração.


💡 Dicas do Unimestre:

  • Se a sua instituição usou o modelo anterior via Portal Online, que a configuração era feita integralmente pelo nosso time, lembre-se de desativar o menu para evitar que fiquem dois documentos distintos. Em caso de dúvidas ou necessidade de apoio, abra seu chamado pelo UniSAC.

  • Acesse a declaração de vários alunos e teste a experiência para validar que tudo está de acordo com a sua expectativa.

  • Se a sua instituição possui mais de uma coligada, o documento deve ser editado por coligada, permitindo mais personalização de cabeçalhos e redações. O mesmo vale para a ativação dos menus.

  • Mantenha esse menu ativado durante o período que fizer sentido para a sua instituição. Após isso, você pode desativar, reduzindo o número de opções do usuário e melhorando a experiência deles com o sistema.

Respondeu à sua pergunta?