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Notas Fiscais: como acompanhar os envios e rejeições

Acompanhe periodicamente o uso do módulo de NF e fique atento a possíveis rejeições de notas pela prefeitura ou SEFAZ.

Atualizado há mais de 2 anos

O módulo de notas fiscais eletrônicas faz a ponte de envio das informações entre a sua instituição e a prefeitura ou SEFAZ. A geração das notas pode ser de forma manual ou automatizada. Independente da forma, é fundamental que a sua instituição tenha uma rotina de checagem das pendências de notas e um plano de ação nos casos de rejeições.

Após abrir o módulo de notas fiscais, observe que aparecem algumas opções. Uma delas é o Notas Fiscais com Rejeição.

No exemplo acima, aparecem duas vezes pois um refere-se à notas de serviços e outro a nota de Produtos (NFS-e e NFe).

Clique sobre a opção de notas com rejeição e visualize a relação. Observe que na listagem aparecerão motivos de rejeição. Esses motivos podem variar de prefeitura para prefeitura. Preparamos um artigo específico sobre esse tema:

Observe ainda que na descrição, aparecem detalhes que são relevantes e direcionarão o seu ajuste. Exemplo: "CEP não informado". Neste caso, o trabalho correto é ir até o cadastro da pessoa envolvida na nota, e promover o ajuste da informação.


Como reenviar uma nota rejeitada

Após atuar na resolução dos casos de rejeição, ainda na tela de notas rejeitadas, clique sobre a checkbox e depois marque a opção para reenviar as notas para a fila de envios.

Isso retirará o registro da fila de rejeição, porém, isso não quer dizer que a nota foi enviada novamente para registro. Uma nova ação deve ser feita, dessa vez, de forma manual.

Após o novo envio, siga monitorando a tela de notas rejeitadas para garantir que não surgiu uma nova rejeição.


💡Dicas do Unimestre:

  • Entre o envio e o aviso de rejeição podem se passar alguns minutos ou horas. Esse tempo depende da prefeitura e do dia do mês.

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