O módulo de notas fiscais eletrônicas faz a ponte de envio das informações entre a sua instituição e a prefeitura ou SEFAZ. A geração das notas pode ser de forma manual ou automatizada. Independente da forma, é fundamental que a sua instituição tenha uma rotina de checagem das pendências de notas e um plano de ação nos casos de rejeições.
Após abrir o módulo de notas fiscais, observe que aparecem algumas opções. Uma delas é o Notas Fiscais com Rejeição.
No exemplo acima, aparecem duas vezes pois um refere-se à notas de serviços e outro a nota de Produtos (NFS-e e NFe).
Clique sobre a opção de notas com rejeição e visualize a relação. Observe que na listagem aparecerão motivos de rejeição. Esses motivos podem variar de prefeitura para prefeitura. Preparamos um artigo específico sobre esse tema:
Observe ainda que na descrição, aparecem detalhes que são relevantes e direcionarão o seu ajuste. Exemplo: "CEP não informado". Neste caso, o trabalho correto é ir até o cadastro da pessoa envolvida na nota, e promover o ajuste da informação.
Como reenviar uma nota rejeitada
Após atuar na resolução dos casos de rejeição, ainda na tela de notas rejeitadas, clique sobre a checkbox e depois marque a opção para reenviar as notas para a fila de envios.
Isso retirará o registro da fila de rejeição, porém, isso não quer dizer que a nota foi enviada novamente para registro. Uma nova ação deve ser feita, dessa vez, de forma manual.
Após o novo envio, siga monitorando a tela de notas rejeitadas para garantir que não surgiu uma nova rejeição.
💡Dicas do Unimestre:
Entre o envio e o aviso de rejeição podem se passar alguns minutos ou horas. Esse tempo depende da prefeitura e do dia do mês.

