Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesUnimestreGestão FinanceiraFAQ: Dúvidas Frequentes
FAQ: O sistema não está calculando multa e juros. O que fazer?

FAQ: O sistema não está calculando multa e juros. O que fazer?

Saiba quais são as checagens necessárias no financeiro quando uma parcela vencida não estiver com multa e juros sendo calculadas

Atualizado há mais de 2 anos

A mensalidade venceu há alguns dias e ao baixar o Unimestre não está calculando o valor de multa e juros. Essa situação pode acontecer em alguns casos específicos. Este artigo lhe apoiará nas checagens necessárias para validar essa situação.


O título do aluno foi liberado de multas e juros

A primeira checagem a ser feita é se algum usuários liberou a cobrança de multa e juros para essa parcela específica. Essa ação depende de uma permissão específica.

No Gestão Online, no módulo financeiro, acesse a Planilha de Recebimentos. Localize o aluno e clique sobre a selecione a parcela desejada. Após isso, observe na parte superior a opção Liberar juros e descontos.

Clique sobre essa opção e verifique se o título em questão está marcado para liberar a cobrança de multas e juros mesmo após o vencimento. Neste caso o comportamento do Unimestre é ignorar a aplicação desses valores, independente do tempo de vencimento da parcela.


O tipo de título dispensa multas e juros

A segunda verificação não tem conexão direta com o estudante, mas sobre o tipo de título que impactará todas as parcelas vinculadas a ele.

No Gestão Online no módulo financeiro, acesse o cadastro de Tipos de Título. Nele, localize o tipo de título da parcela e clique em editar. Observe nas opções de configuração a opção Liberar juros para o título. Caso assinalada, o Unimestre não aplicará a cobrança de juros.


A instituição não tem expediente financeiro

Outra checagem importante está relacionada ao expediente financeiro da instituição. Este casos e aplica quando o vencimento foi a um ou dois dias apenas e está próximo de feriados ou recessos.

No Gestão Online, acesse o módulo Acadêmico e abra o menu Calendário. Localize a data em questão e edite o registro. Verifique se a opção expediente no financeiro está marcada ou desmarcada. Caso esteja desmarcada, o sistema passa a calcular multa e juros apenas 2 dias úteis após o período em questão.

Exemplo: título que vence na sexta-feira, que está sem expediente financeiro. Não é possível pagar no sábado e nem no domingo. A multa/juros passarão a ser cobrados apenas de terça-feira em diante.


Verifique o cadastro de conta da turma/departamento

Por fim, valide se a regra de cobrança de multa e juros foram configurados corretamente em sua instituição. Para isso é necessário entender como as parcelas são vinculadas com as contas e como funciona o cálculo de multas e juros do Unimestre.

Respondeu à sua pergunta?