Passar para o conteúdo principal

Como trocar a conta bancária vinculada a um título financeiro

Saiba como alterar a conta e o boleto de uma mensalidade ou taxa criada na planilha de recebimentos

Atualizado há mais de 2 meses

Sempre que um título financeiro é gerado no contas a receber, ele é vinculado a uma conta. Este vínculo determina a conta usada para emissão do boleto bancário de pagamento desta parcela. Nós falamos mais sobre esse assunto neste artigo.

Existem duas formas de alterar a conta vinculada a uma parcela já gerada. Falaremos delas neste artigo.


Alterar conta de um título

É possível mudar a conta padrão fazendo filtros conforme desejado, ou seja, pode ser feito a ação pontualmente num título específico de um aluno, de uma turma, curso ou até mesmo de um ano letivo inteiro.

Acesse o Gestão Online no módulo Financeiro e utilize o menu "Recebimentos > Troca de Contas". No acesso, selecione a conta financeira de DESTINO (Item 1 da imagem abaixo), ou seja, em qual conta os títulos estarão no final da operação.

Com a conta selecionada, é hora de aplicar os filtros (item 2 da imagem acima) para indicar quais títulos terão a conta alterada. Aplique as regras (filtros) desejadas como período de vencimento, turma, aluno, outros... e depois clique em filtrar (item 3 da imagem acima).

Nesse momento serão listadas todas as parcelas que foram atendidas com o filtro utilizado. Confira com atenção os títulos listados antes de prosseguir.

Utilize uma das opções conforme explicado acima. Após clicar no ícone, uma janela de confirmação será mostrada para última conferência. Observe novamente a quantidade de registros que serão alterados.

Se tudo estiver certo, clica em SIM para finalizar. Caso contrário, cliquem em NÃO e revise os filtros desejados.


💡 Importante:

  • A alteração de conta não faz a inclusão das novas parcelas na fila de remessa.

  • Caso algum título que foi trocado de conta já estivesse registrado, o sistema colocará automaticamente na fila de remessa da conta anterior, um pedido de baixa.

  • Caso você altere parcelas de boletos já emitidos e registrados, sugerimos que comuniquem os responsáveis.

Respondeu à sua pergunta?