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Como fazer uma matrícula ou rematrícula pelo gestão online

Saiba como criar uma nova matrícula de estudante através do Gestão Online do Unimestre

Atualizado há mais de 8 meses

A matrícula de estudante é o ponto que transforma um cadastro de pessoa em um estudante da instituição de ensino. Essa ação pode ser feita pelo Gestão Online no módulo acadêmico.


Antes da nova matrícula é necessário que a instituição tenha configurado as etapas básicas para o processo de matrículas. Com elas criadas, é hora de avançar para o cadastro de pessoas.

Acesse o menu Pessoas > Alunos. Se a pessoa já tiver um cadastro existente, utilize a opção filtrar e localize o cadastro existente. Agora, se for um novo cadastro, clique em adicionar e faça o cadastro de uma nova pessoa no sistema. Lembre-se que todo estudante deve ter pelo menos um responsável financeiro, que pode ser ele mesmo ou outro usuário (essa situação é comum caso o aluno seja menor de idade).

Para avançar no processo de matrícula, na parte inferior da tela, clique em "+ Matricular".


Matrícula curso do estudante

O início do processo de matrícula consiste na criação de uma matrícula no curso. Cada estudante terá uma única matrícula em cada curso da instituição. Ela servirá como base para indicar a qual grade curricular o aluno está vinculado, a forma de ingresso e a situação do matrícula curso.

No início do processo de matrícula, se o aluno já tiver algum matricula curso no curso desejado, selecione o registro e clique em rematricular.

Agora se for o primeiro vínculo do estudante com o curso desejado, utilize a opção adicionar no canto superior direito da tela. Preencha as informações sobre o curso e clique em salvar.


Vínculo com a turma

A segunda etapa do processo de matrícula fará o vínculo entre o estudante e a turma. Aqui, atente-se ao ano/semestre e selecione a turma correta. Caso a opção de rematrícula esteja em uso, o Unimestre vai sugerir como padrão apenas as turmas da próxima etapa. Se necessário, desmarque essa opção no filtro e visualize todas as turmas disponíveis, independente do número da etapa.

faça o filtro, selecione a turma desejada e clique em avançar.


Confirme as disciplinas

Na sequência, é hora de promover a seleção de disciplinas. Essa etapa tem peso especial para instituições de ensino superior onde o estudante tenha maior flexibilidade para indicar as disciplinas do semestre.

Caso o horário das turmas esteja preenchido, o Unimestre tem alguns comportamentos especiais:

  • Serão listadas apenas disciplinas com horário informado

  • O Unimestre confirmará se existem conflitos de horários e exigirá a intervenção do usuário antes de avançar no processo

O usuário pode promover a remoção de disciplinas ou inclusão de novas disciplinas, da própria turma ou de outras turmas.

Após a seleção das disciplinas desejadas, clique em avanlçar.


Confirme o plano de pagamento

Nesta etapa serão listados os planos de pagamento vinculados a esta turma e ativos para utilização. Selecione o plano desejado e selecione o número de parcelas e tipos de títulos adicionais (material, por exemplo). Estas configurações dependem das configurações feitas pelo time financeiro.

Se a instituição realizou corretamente os cadastros de planos de pagamento e cursos/turmas, toda matrícula terá obrigatoriamente mensalidades e valores gerados.

Preenchidas as informações sobre o plano de pagamento, confirme novamente.

Na próxima etapa o Unimestre apresentará um resumo da matrícula incluindo dados do: curso, turma, disciplinas e financeiro. Se estiver tudo correto, confirme.

Pronto, o aluno foi vinculado a instituição de ensino.

Exemplificando as etapas explicadas acima:

O processo de rematrícula é praticamente o mesmo, exemplificamos o processo abaixo:

Situação reserva e cursando

Todo estudante quando é matriculado, entra na situação RESERVA. Para que ele saia dessa situação, a configuração padrão do Unimestre é:

Entrega de documentos pendentes

No cadastro de cursos a instituição pode indicar quais são os documentos exigidos na matrícula do aluno. Entre eles: carteira de identidade, certificados e históricos, comprovante de residência e etc...

A confirmação dos documentos recebidos pelo aluno pode ser feita pelo Portal Online (o aluno envia os documentos) ou pela secretaria acadêmica, confirmando que o procedimento de entrega foi realizado. Neste segundo caso, abra a Planilha de Matrículas, busque o aluno e confirme os documentos que foram entregues.

Pagamento da primeira parcela

A segunda condicionante para mudar o aluno de Reserva para Cursando é o pagamento da primeira parcela vinculada ao plano de pagamento, seja ela a taxa de matrícula (ou similar) ou primeira mensalidade, a que tiver o menor número de parcela.

Após a entrega de todos os documentos obrigatórios e o pagamento da primeira mensalidade, a situação do aluno será alterada automaticamente para cursando.

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