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Como fazer uma matrícula pelo gestão online
Como fazer uma matrícula pelo gestão online

Saiba como criar uma nova matrícula de estudante através do Gestão Online do Unimestre

Atualizado há mais de uma semana

A matrícula de estudante é o ponto que transforma um cadastro de pessoa em um estudante da instituição de ensino. Essa ação pode ser feita pelo Gestão Online no módulo acadêmico.


Antes da nova matrícula é necessário que a instituição tenha configurado as etapas básicas para o processo de matrículas. Com elas criadas, é hora de avançar para o cadastro de pessoas.

Acesse o menu Pessoas > Alunos. Se a pessoa já tiver um cadastro existente, utilize a opção filtrar e localize o cadastro existente. Agora, se for um novo cadastro, clique em adicionar e faça o cadastro de uma nova pessoa no sistema. Lembre-se que todo estudante deve ter pelo menos um responsável financeiro, que pode ser ele mesmo ou outro usuário (essa situação é comum caso o aluno seja menor de idade).

Para avançar no processo de matrícula, na parte inferior da tela, clique em "+ Matricular".


Matrícula curso do estudante

O início do processo de matrícula consiste na criação de uma matrícula no curso. Cada estudante terá uma única matrícula em cada curso da instituição. Ela servirá como base para indicar a qual grade curricular o aluno está vinculado, a forma de ingresso e a situação do matrícula curso.

No início do processo de matrícula, se o aluno já tiver algum matricula curso no curso desejado, selecione o registro e clique em rematricular.

Agora se for o primeiro vínculo do estudante com o curso desejado, utilize a opção adicionar no canto superior direito da tela. Preencha as informações sobre o curso e clique em salvar.


Vínculo com a turma

A segunda etapa do processo de matrícula fará o vínculo entre o estudante e a turma. Aqui, atente-se ao ano/semestre e selecione a turma correta. Caso a opção de rematrícula esteja em uso, o Unimestre vai sugerir como padrão apenas as turmas da próxima etapa. Se necessário, desmarque essa opção no filtro e visualize todas as turmas disponíveis, independente do número da etapa.

faça o filtro, selecione a turma desejada e clique em avançar.


Confirme as disciplinas

Na sequência, é hora de promover a seleção de disciplinas. Essa etapa tem peso especial para instituições de ensino superior onde o estudante tenha maior flexibilidade para indicar as disciplinas do semestre.

Caso o horário das turmas esteja preenchido, o Unimestre tem alguns comportamentos especiais:

  • Serão listadas apenas disciplinas com horário informado

  • O Unimestre confirmará se existem conflitos de horários e exigirá a intervenção do usuário antes de avançar no processo

O usuário pode promover a remoção de disciplinas ou inclusão de novas disciplinas, da própria turma ou de outras turmas.

Após a seleção das disciplinas desejadas, clique em avanlçar.


Confirme o plano de pagamento

Nesta etapa serão listados os planos de pagamento vinculados a esta turma e ativos para utilização. Selecione o plano desejado e selecione o número de parcelas e tipos de títulos adicionais (material, por exemplo). Estas configurações dependem das configurações feitas pelo time financeiro.

Se a instituição realizou corretamente os cadastros de planos de pagamento e cursos/turmas, toda matrícula terá obrigatoriamente mensalidades e valores gerados.

Preenchidas as informações sobre o plano de pagamento, confirme novamente.

Na próxima etapa o Unimestre apresentará um resumo da matrícula incluindo dados do: curso, turma, disciplinas e financeiro. Se estiver tudo correto, confirme.

Pronto, o aluno foi vinculado á instituição de ensino.


Situação reserva e cursando

Todo estudante quando é matriculado, entra na situação RESERVA. Para que ele saia dessa situação, a configuração padrão do Unimestre é:

Entrega de documentos pendentes

No cadastro de cursos a instituição pode indicar quais são os documentos exigidos na matrícula do aluno. Entre eles: carteira de identidade, certificados e históricos, comprovante de residência e etc...

A confirmação dos documentos recebidos pelo aluno pode ser feita pelo Portal Online (o aluno envia os documentos) ou pela secretaria acadêmica, confirmando que o procedimento de entrega foi realizado. Neste segundo caso, abra a Planilha de Matrículas, busque o aluno e confirme os documentos que foram entregues.

Pagamento da primeira parcela

A segunda condicionante para mudar o aluno de Reserva para Cursando é o pagamento da primeira parcela vinculada ao plano de pagamento, seja ela a taxa de matrícula (ou similar) ou primeira mensalidade, a que tiver o menor número de parcela.

Após a entrega de todos os documentos obrigatórios e o pagamento da primeira mensalidade, a situação do aluno será alterada automaticamente para cursando.


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